Site Meter

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Falso WhatsApp baixado mais de um milhão de vezes

Aplicação que se fez passar por uma atualização do WhatsApp foi baixado mais de um milhão de vezes no Google Play

Com o elevado número de utilizadores dos serviços do Google Play, esperava-se que a seleção de aplicações na loja do Google fosse mais criteriosa.

No entanto, tal não aconteceu e uma aplicação maliciosa acabou por ser descarregada por mais de um milhão de pessoas até ser, finalmente, removida da loja.

Na passada quinta feira, vários utilizadores depararam-se com uma aplicação que, supostamente, seria uma atualização para a aplicação do WhatsApp, com o nome Update WhatsApp Messenger (“Atualize o WhatsApp Messenger”) e cujo desenvolvedor seria a “WhatsApp Inc.”.
No entanto algo aqui não batia certo...

Como é que o falso desenvolvedor se fez passar pelo legitimo?
Facilmente...

O criador da aplicação usou um caratere de espaço Unicode depois do nome “WhatsApp Inc.”, que em código de computador, lê-se “WhatsApp+Inc%C2%A0”.
Esse caratere passava despercebido aos utilizadores que acabavam por confiar e descarregar a aplicação e que explica o grande número de downloads.

E qual era o propósito desta aplicação?
Segundo alguns utilizadores, ao instalar esta aplicação, o telemóvel era "inundado" de publicidade para descarregar outras aplicações.

Entretanto o falso WhatsApp foi detetado pela Google, que o removeu, assim como o seu criador.
Apesar de ser relativamente inofensiva, esta aplicação deixa um aviso quer ao Google, quer aos utilizadores.

Devemos ter muito cuidado com as aplicações que instalamos nos nossos telemóveis e a Google deverá ser mais criteriosa na hora de aprovar as aplicações.



Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...